Posts

Showing posts from August, 2020

OJM em digressão pelos comités de círculo da zona do Chiveve

Image
O Secretario da OJM no Distrito da Beira, Marcelino Matambo, escalou esta segunda-feira o Comité de Zona de Chiveve, tendo visitado os Comités de círculos de Matacuane A e Matacuane B respectivamente para aconselhar os camaradas a tomar a adianteira nas acções de combate a doenças e também a serem mais vigilantes nas comunidades. Na ocasião foram apresentados os novos Jovens do MDM renuciantes e que se apresentam na OJM para a sua filiação no comité do círculo de Matacuane A. Por fim escalou o estabelecimento do Jovem Empreendedor Sérgio que presta serviços de corte de cabelo e de reprografia naquele comité de zona. A comitiva ficou impressionada com o que viu e pediu para continuar e a expandir o seu conhecimento para mais jovem seguirem o seu exemplo.

Marcelino Matambo escala comités de Zona na Beira

Image
O Secretário da OJM do Distrito da Beira, Marcelino Matambo trabalhou no ultimo sábado em dois (2) Comités de Zonas, nomeadamente INHAMIZUA e MANGA-LOFORTE, reunindo com os Secretários dos círculos e membros na Sede da Zona paraa nessecidade de observância escrupulosa de todas as recomendações anunciadas pelo Chefe do Estado, e a não se   deixar levar pelo tempo que cada um esteve ausente do outro porque ninguém sabe o estado actual de saúde de cada um sobretudo aos jovens que confessam as diversas igrejas que já foram autorizados a sua retoma e aos estudantes do ensino Superior e técnico profissional.

Cerca de USD 140 milhões na reabilitação de infra-estruturas Pós-Ciclones

O Gabinete de Reconstrução Pós ciclones Idai e Kenneth está aplicar cerca de 140 milhões de dólares nas obras de reabilitação de infra-estruturas públicas nas províncias de Sofala, Manica e Zambézia.  O director executivo do Gabinete de Reconstrução Pós-Ciclones Idai e Kenneth, Francisco Pereira, fez saber que as verbas financeiras estão garantidas, mas muitos projectos de reconstrução programados para este ano, poderão transitar para o ano 2021 devido a pandemia da Covid-19. (RM)

Membros da OJM em Nhamatanda doam sangue para o Hospital Rural

Image
Jovens membros Organização da Juventude Moçambicana (OJM) no Distrito de Nhamatanda em Sofala doaram sangue ao Hospital Rural local, por ocasião da passagem do dia do doador, assinalado no passado dia 29 de Agosto.

Sismo de magnitude 4.5 ocorrido em Caia, Sofala

Um sismo de magnitude 4.5 na Escala de Ritcher ocorreu este domingo, por volta das 06h06minutos no distrito de Caia, Província de Sofala.  De acordo com o Instituto Nacional de Minas, o epicentro do abalo sismo foi em Caia, a uma profundidade de 10 km. O sismo foi sentido também nos distritos de Chemba, Maringué, Cheringoma e Marromeu na província de Sofala, no distrito de Mutarara em Tete, e nos distritos de Morrumbala e Mopeia, na província da Zambézia.  Não houve danos humanos, nem materiais, segundo o director geral do Instituto Nacional de Minas. Adriano Sênvano, disse que o sismo que ocorreu este domingo é o sexto a abalar o país, este ano, com a magnitude acima de quatro a Escala de Ritcher. Fonte: RM

FRELIMO em Sofala presta Homenagem à METRAMO

Image
Deposição de Coroa de Flores por ocasião do dia Internacional da METRAMO, que se celebra hoje, 31 de Agosto.

FRELIMO em Sofala Unida contra instabilidade no País

Image
No âmbito da sensibilização da população contra os ataques no Norte e Centro do País, uma Brigada Provincial de Assistência ao Distrito de Cheringoma, trabalhou hoje, 31 de Agosto, no Comité da Zona Sede do Distrito. Neste Comité, a Brigada instou os camaradas a replicarem nas comunidades mensagens de repúdio aos ataques terroristas na Província Nortenha de Cabo Delgados e da Junta Militar nas províncias de Manica Sofala. A acção visa desencorajar qualquer tipo de aderência a estes movimentos, por parte da sociedade, em particular da Juventude.

Infra-estruturas danificadas pelo IDAI em Búzi serão reabilitadas em Setembro

Iniciam em setembro próximo, no distrito do Búzi em Sofala, as obras de reabilitação de infra-estruturas sociais afectadas pelo ciclone IDAI, ano passado. A garantia foi dada pelo director executivo do gabinete de reconstrução pós-IDAI e keneth, Francisco pereira, durante uma visita efectuada àquela região do país. Numa primeira fase, segundo Francisco Pereira, serão reabilitados os edifícios de serviços básicos e de administração pública.

Jovens de Marínguè capacitados para Projecto Sustenta

Image
O Secretariado Distrital da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), em Marínguè realizou um encontro no sábado último, 29 de agosto, com jovens secretários dos Comités de Círculos de Marínguè-Sede com o objectivo de capacitá-los em matéria ligada ao projecto Sustenta. A capacitação foi realizada em parceria com o Governo distrital, que disponibilizou o Secretário Permanente Distrital, Afonso Nassone Macaele para a orientação, e Engenheiros agrônomos do Serviço Distrital Actividades Económicas para a explicação de questões técnicas do projecto. Refira-se que o Sustenta foi lançado em julho do corrente ano pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, na Província de Tete, com cobertura Nacional, e visa uma gestão integrada da agricultura e recursos naturais cujo objectivo é promover e facilitar o desenvolvimento rural integrado, com vista a contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias.

AR quer que Ossufo Momade seja mais interventivo no processo de pacificação do país

Image
A Assembleia da República quer que Ossufo Momade, presidente da Renamo,  seja mais interventivo no processo de pacificação do país, encetando diálogos com a Junta Militar, para se por fim aos ataques armados em Sofala e Manica. A Assembleia da República, através da Comissão de Defesa e Segurança, que nesta semana esteve a trabalhar na província de Sofala, encorajou a liderança da Renamo para persistir nos contactos com a auto-proclamada Junta Militar da Renamo, composta por antigos guerrilheiros dissidentes deste partido, no sentido dos mesmos deporem as armas e fazerem parte do processo de DDR. Refira-se que a Junta Militar da Renamo surgiu em Agosto do ano passado e desde lá tem sido liderada pelo major General Mariano Nhongo, com objectivo de destituir Ossufo Momade do cargo de presidente da Renamo e tem estado a impor novos modelos no processo do DDR, com recursos a ataques violentos nas províncias de Sofala e Manica que já fizeram mais de uma dezena de mortos e danificaç

Beira: Vítimas do ciclone Idai reivindicam subsídio de apoio

Image
Centenas de munícipes aglomeram-se cerca das sete horas de hoje em frente ao edifício onde funciona o governo provincial, munidos de fotocópias das suas identificações, desrespeitando as regras de distanciamento social. Em contacto com “O País”, os munícipes, alegaram que ontem, através das redes sociais e troca de mensagens, ficaram informados que deveriam proceder a entrega dos seus bilhetes de identidade no gabinete do governador, a fim de poderem beneficiar de um subsídio de 15.500,00 meticais, dividido em duas tranches,  refente a apoios para as vítimas do ciclone Idai, que afectou aquela urbe em março do ano passado. Na verdade logo após a passagem do ciclone, o governo provincial inscreveu cerca de 70  mil pessoas, as mais necessitadas, em toda a província de Sofala, afim de poderem beneficiar de apoios monetários. Na passada segunda-feira, 18 meses depois, os valores foram finalmente disponibilizados e começaram a ser distribuídos aos beneficiários. Houve aglomeraçõ

Governador de Sofala recebe em cortesia o Diretor Geral do Media Mais

Image
O Governador da Província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha, recebeu hoje (27/8) em audiência de cortesia, o Director Geral do Grupo Media Mais TV (MM), Jaime Langa no âmbito da expansão dos serviços prestados por aquele órgão, que abrange a Província de Sofala. De salientar que, de entre vários meios de comunicação, o Grupo MM dispõe de um Canal de Televisão, uma Rádio e uma Página Web, designados respectivamente, Média Mais TV, Rádio Mais e Web Mais. Falando nesta ocasião, Lourenco Bulha, Governador de Sofala manifestou o seu entusiasmo e disponibilidade no acolhimento deste projecto.

Fernando Razão apela à vigilância da costa marítima da Província de Sofala

Image
O Primeiro-Secretário distrital do partido FRELIMO no Distrito da Beira, Fernando Razão Nhamungone, sensibilizou os membros do Comité de Zona de Nhangau a serem mais vigilantes em relação às entradas de imigrantes através da costa marítima, denunciando imediatamente aos órgãos competentes locais, para os devidos trâmites legais. Fernando Razão fez este apelo esta quinta-feira, 27 de Agosto, durante uma reunião com os membros dos Comités de Círculos, em virtude da visita de trabalho que efectuava naquele Comité de Zona. O apelo é feito num contexto em que a província nortenha de Cabo Delgado vive momentos de insegurança por conta de ataques perpetrados por um grupo de insurgentes que se autoproclama seguidor da doutrina islâmica. Neste sentido, o timoneiro da FRELIMO na Beira, entende que uma das formas de combater este grupo passa necessariamente por um controle cerrado das fronteiras do País, em particular a costa marítima, para impedir a entrada tanto de elementos do grupo,

Bulha garante canalização de fundos às vítimas do IDAI

Image
O Governador da Província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha, garantiu que o Governo por via do Instituto Nacional de Acção Social (INAS) vai continuar a trabalhar para o apoio e canalização de fundos às vítimas do Ciclone IDAI e de outras camadas vulneráveis na Cidade da Beira e em todos os Distritos afectados obedecendo critérios de alistamentos em curso para que o processo corra sem sobressaltos. Bulha fez este pronunciamento, Quinta-feira (26), na Cidade da Beira, durante uma reunião com as vítimas do IDAI que decidiram pedir explicações ao governador sobre razões da interrupção do pagamento de subsídio de Dois Mil e Quinhentos meticais (2500) /mês. Para o efeito, amotinaram-se defronte do edifício do governo mas no local um forte contingente policial impediu o avanço dos mesmos. Entretanto já no fim da tarde de ontem o governador de Sofala recebeu, na sua residência oficial, os representantes dos manifestantes, para clarificar o processo de atribuição de subsídios. Ele e

Maria Tomocene pede dinamismo na coleta de Quotas na Zona da Munhava

Image
A Secretária de Administração e Finanças (DAF) do Partido FRELIMO no Distrito da Beira, Maria de Fátima Tomocene encontra-se a efectuar uma visita de trabalho de dois dias no Comité de Zona de Munhava. Ontem, 26 de agosto, Maria Tomocene reuniu com os Secretários dos círculos daquela jurisdição política para aferir o nível de cobranças de quotas ao nível de cada comité de círculo, onde apurou que parte destes registaram um défice durante o primeiro semestre do corrente ano. A Secretária da DAF enalteceu os esforços empreendidos pelos Primeiros-Secretários no cumprimento da meta prevista, justificando o incumprimento pela situação anómala que está a caracterizar o ano. Entretanto, pediu aos dirigentes políticos locais para   intensificarem as cobranças de modo que as actividades planificadas ao nível da base possam ser financiadas com os fundos próprios.

Produtores de Nhagumba instados a aprovisionar parte de excedentes de produção

Image
O Primeiro-Secretário do Comité distrital da FRELIMO em Cheringoma, João Mateus Saugineta, sensibilizou os camponeses do Comité de Círculo de Nhagumba a não comercializarem toda produção agrícola, mas sim aprovisionar parte desta, de modo a garantir a subsistência das famílias em épocas de baixa produção ocasionadas por diferentes calamidades naturais. João Saugineta fez esta recomendação ontem, 26 de agosto, durante uma reunião com os membros do partido FRELIMO no Comité de Círculo de Nhagumba, por ocasião da visita de trabalho que efectuava naquela zona. Saugineta aproveitou a circunstância para divulgar o relaxamento de algumas medidas restritivas emanadas no Decreto Presidencial de Estado de Emergência, especialmente a retoma dos cultos colectivos, onde instou os líderes religiosos para máxima responsabilidade durante o processo. Apelou igualmente a juventude a manter-se vigilante de modo a evitar cair em esquemas de recrutamento para integrar a Junta Militar da Renamo

Conjuntura condiciona distribuição de subsídio às vítimas do Idai na Beira

Depois da passagem do ciclone Idai, em Março do ano passado, o governo  decidiu apoiar, através do Instituto Nacional de Acção Social (INAS),  parte das vítimas, as mais carenciadas, em Sofala. Foram registados na altura cerca de 74 mil pessoas, em 10 dos 13 distritos de Sofala, para receberam subsídios mensais de dois mil e quinhentos meticais, por seis meses. 18 meses depois finalmente os valores foram disponibilizados e os subsídios começaram a ser pagos na passada terça-feira,  em duas tranches, de 50 por cento cada.  A primeira deveria terminar no fim deste mês e a segunda tranche seria paga em data a ser anunciada oportunamente pelo INAS. Infelizmente, o processo não foi pacífico pois surgiram centenas de "oportunistas", a exigirem pagamentos, segundo disse Abusdul Razak, delegado do INAS em Sofala, e  os  beneficiários não estão a respeitar o distanciamento social, e acotovelam-se a busca de espaço para receberem os subsídios e ficou decidido que o processo dever

Angelina Nchumali exorta Conselhos Municipais a cumprir planos quinquenais locais

Image
A Primeira Secretária da FRELIMO em Sofala, Angelina Nchumali, exortou os órgãos dos Conselhos Municipais geridos por este partido a redobrar esforços para cumprir na íntegra os planos quinquenais locais. Nchumali fez a recomendação no sábado, em Nhamatanda, durante a terceira reunião dos dirigentes das autarquias de Dondo, Nhamatanda, Gorongosa e Marromeu, e reiterou a necessidade do plano Quinquenal no tempo estipulado. Deu exemplo de áreas prioritárias como expansão de rede de abastecimento de água eletricidade; construção de infraestruturas socioeconómicas, nomeadamente: Escolas, mercados, campos desportivos, asfaltagem e manutenção de ruas, parcelamento e atribuição transparente de talhões, limpeza nos municípios e transporte. Relativamente ao primeiro semestre do corrente ano, a dirigente disse que a Frelimo faz balanço positivo, com o desempenho da gestão municipal a situar-se na ordem dos 70 por cento de execução. Justificou que tal percentagem de deve aos desafio

FRELIMO em Muanza oferece Painel solar ao Centro de Saúde de N'situculu

Image
O partido Frelimo em Muanza ofereceu esta terça-feira, 25 de Agosto, um kit de Painel de Energia Solar ao centro de Saúde de N’situculu, na localidade Localidade de Chenapamimba. O acto de entrega foi efetuado pelo Primeiro-secretário do Comité de Zona de Chenapamimba, Moisés Araújo Jofrisse, em representação do Primeiro-secretário do Comité Distrital, Zacarias Magueva Chivure. Segundo Moisés Jofrisse, o apoio visa proporcionar condições adequadas no atendimento dos pacientes, sobre tudo no período noturno.

Água canalizada vai chegar a mais de 230 mil pessoas em Sofala até 2024

Cerca de 10 mil habitantes do bairro de Canhandula, no distrito de Dondo, em Sofala, terão água potável e canalizada, pela primeira vez, no âmbito de um projecto de reabilitação e ampliação da rede de distribuição nas cidades da Beira e de Dondo. Até ao fim do mesmo programa, em 2024, mais de 230 mil pessoas serão abrangidas. Os moradores de Canhandula recorrem à água de poços ou devem caminhar longas distâncias à busca do precioso líquido noutros bairros. O projecto acima referido é do Governo e compreende várias fases a serem executadas em quatro anos, nomeadamente a construção da rede de distribuição, a reabilitação da estação de bombagem e de captação de Mutua e a construção de um novo centro distribuidor em Estoril, segundo explicou o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine. Para o efeito, foi lançada a primeira pedra para a execução do referido projecto, através do qual o Executivo pretende levar água potável para cerca de 669 mil pess

Estrada Tica-Búzi, em Sofala, estará pronta até Setembro de 2021

A asfaltagem da Estrada Nacional número 280, que liga o posto administrativo de Tica, em Nhamatanda, ao distrito do Búzi, em Sofala, será concluída em um ano e tem 134 quilómetros. Os utentes estão ansiosos em ver a obra concluída, para o fim do calvário a que estão sujeitos neste momento. Avaliadas em cerca de 130 milhões de dólares norte-americanos, as obras decorrem a um ritmo satisfatório, apesar de a empreitada ter sido afectada pelo ciclone Idai, no ano passado, e agora ressente-se dos efeitos da pandemia da COVID-19. O empreendimento, cujo primeira pedra foi lançada em Setembro de 2018, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, é considerado estratégico, uma vez que vai dinamizar a circulação de pessoas e bens na província de Sofala. A via irá, igualmente, contribuir no descongestionamento do tráfego das estradas nacionais números um e seis e, além disso, vai encurtar sobremaneira as comunicações internas entre a sede do posto administrativo de Tica e Casa Nova, na E

Falta de fundos condiciona a reposição da ponte sobre o rio Sacassi Mulico

Image
A falta de fundos condiciona a reposição da ponte sobre o rio Sacassi Mulico, no posto administrativo de Malingapansi, distrito de Marromeu, em Sofala, que desabou em princípios deste ano. O delegado provincial da Administração Nacional de Estradas (ANE), Daniel Machaie, garante que o governo está a mobilizar financiamento para a reconstrução da infra-estrutura o mais depressa possível. Daniel Machaie explica que o trabalho a ser feito é complexo e exige uma intervenção musculada. Além do problema da ponte, a estrada que liga a sede distrital de Marromeu ao posto administrativo de Malingapansi encontra-se muito degradada. Fonte: RM

Abandono de Silos preocupa deputados da Assembleia da República

Image
Os deputados da Assembleia da República (AR) manifestaram a sua preocupação com o abandono e aparente inactividade dos Silos construídos no Distrito de Nhamatanda, Província de Sofala, instalações fulcrais para a pesagem, secagem, testagem e armazenamento de cereais produzidos no Distrito.  Este posicionamento foi tomado, sábado último (22), pelos deputados da Comissão de Agricultura, Economia e Ambiente (CAEA) que visitaram aquelas instalações no âmbito do trabalho de fiscalização do cumprimento e implementação do Plano Economico e Social referente ao primeiro semestre de 2020, na Província de Sofala e cujos aspectos de visibilidade desta actividade contam com o apoio do Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD). Com uma capacidade instalada para armazenar cerca de 4600 toneladas de cereais diversos, os Silos encontram se num estado de abandono, facto que levou os deputados a considerarem a necessidade de encontrar mecanismos para o aproveitamento cabal daquelas inst

FRELIMO em Sofala apela observância do Protocolo Sanitário na retoma dos Cultos

Image
A Primeira Secretaria da FRELIMO em Sofala apela a calma e bom senso aos líderes religiosos no cumprimento das normas impostas pelo Governo para a retoma das celebrações coletivas na Província. Angelina Nchumali explicou que a reabertura será para todas igrejas e mesquitas, mediante o cumprimento do protocolo sanitário para que as mesmas não se tornem foco de alastramento da pandemia que assola o País. A timoneira da FRELIMO em Sofala reagia às inquietações apresentadas num encontro com os líderes religiosos no distrito de Gorongosa. Angelina Nchumali começou por pedir aos líderes para analisarem a situação de segurança do País, concretamente os ataques nas Zonas Norte e Centro do País, bem como avaliar as medidas de relaxamento, inerentes a reabertura das Igrejas. Na ocasião, a dirigente apelou a colaboração dos líderes das igrejas e mesquitas, no cumprimento do protocolo sanitário emanado pelo Governo para segurança dos crentes na retoma dos cultos: “ O Governo não está

Empresários em Sofala optimistas pelo fim dos ataques armados na região

Image
Empresários de Sofala acreditam que está para breve o fim dos ataques armados que se registam nesta província e em Manica, a avaliar pelo decurso do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos ex-guerrilheiros da Renamo.  O optimismo foi manifestado pelo presidente do Conselho Empresarial de Sofala, Ricardo Conhaque, que elogiou a forma como o governo e a Renamo estão a conduzir o DDR. Esta quinta-feira, o processo entrou numa etapa decisiva com o início da desmilitarização de perto de quatrocentos elementos do maior partido da oposição acantonados na serra da Gorongosa.     No dizer de Ricardo Conhaque, os que já foram desmobilizados têm condições básicas para iniciar uma nova vida, o que deve servir de lição para a Junta Militar da Renamo parar com os ataques. (RM)

Jõao Saugineta insta líderes religiosos a cumprirem recomendações do Governo

Image
O Primeiro-Secretário do Comité distrital do Partido FRELIMO, em Cheringoma, falava na manhã de hoje, 21 de Agosto,  durante um encontro com os líderes religiosos com vista a inteirar-se dos preparativos para a retoma dos cultos. Na ocasião, João Saugineta foi confrontado com a indisponibilidade de algumas igrejas na aquisição de termômetros, álcool e bomba, que constituem parte dos requisitos exigidos pelo Governo. Com efeito, Saugineta apelou aos líderes a empreenderem esforços para o cumprirem integralmente o plasmado no decreto presidencial, sobre os requisitos para a retoma dos cultos. “O incumprimento desses requisitos implicará a não abertura dos locais do culto”, lembrou, o timoneiro da FRELIMO em Cheringoma, aos líderes religiosos.

Governador de Sofala recebe em cortesia a Vice-Ministra dos Transportes e Comunicações

Image
O Governador da Província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha, recebeu na tarde desta Quarta-feira, 19 de Agosto, a Vice-Ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, que se encontra de visita à Província de Sofala, no âmbito da avaliação do grau do cumprimento das actividades levadas à cabo pelo sector que dirige, particularmente, neste período em que o processo de descentralização ainda esta em curso.

Angelina Nchumali destaca papel das confissões religiosas na educação dos Jovens

Image
Com o efeito a primeira Secretária do Comité Provincial do partido FRELIMO em Sofala, Angelina Nchumali, pediu às conficções religiosas a continuar a desempenhar esse papel no actual contexto da retoma dos cultos. Nchumale falava esta quarta-feira, num encontro que manteve com os líderes religiosos do posto administrativo de Nhamazi na localidade de Canda, distrito de Gorongosa.   Na ocasião a dirigente reiterou que só vão reabrir as igrejas que reúnirem as condições sanitárias plasmadas no decreto Presidencial. Nchumali disse que caso uma ou outra igreja seja inibido de reabrir por não reunir as condições, não se deve entender como perseguição à igreja mas sim como uma forma salvaguardar a saúde dos crentes. Angelina Nchumali explicou que não é vontade do Governo não reabrir todas as igrejas, a ação visa proteger os crentes e evitar que os locais de culto sejam focos de contaminação do novo coronavírus. A fonte acrescentou, que o Governo é pelo bem-estar da população e n

Líderes de Nhamazi pedem infraestruturas de interesses económico-social

Image
O pedido para a implantação de infraestruturas económicas e sociais, foi apresentado à Primeira-Secretária da FRELIMO em Sofala, Angelina Nchumali, no decurso de dois encontros separados que a dirigente manteve com os líderes religiosos e tradicionais, do posto Administrativo de Nhamazi localidade de Canda, no interior do Distrito da Gorongosa. Das infraestruturas os líderes destacam, a construção de escolas, hospitais, água potável, energia da rede nacional, mercados e abertura de vias de acesso. Em respostas ao pedido, a primeira Secretária da Frelimo em Sofala, Angelina Nchumali, assegurou que o Presidente da República, Filipe Nyusi, tem em mangas um plano majestoso para o presente quinquênio, que consistirá no processo de electrificação de todos os postos administrativos do país, a energia da rede nacional, e Nhamazi não é exceção.   Em relação a construção de escolas, hospitais entre outras infraestruturas de interesse econômico e social, a dirigente assegurou igualmente

Governador de Sofala orienta a IV Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial

Image
O Governador da Provincia de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha, orientou ontem, 18 de agosto, a IV Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial, que de entre vários documentos, apreciou a Informação sobre o SUSTENTA, que é um programa nacional de integração da Agricultura familiar em cadeias de valor produtiva, cujo objectivo é melhorar a qualidade de vida dos agregados familiares rurais, através da promoção de agricultura sustentável (social, econômica e ambiental). De salientar que neste momento, está em curso e na fase conclusiva a contratação de 355 extensionistas, que espera-se que cada um deles venha a assistir em torno de 200 produtores familiares. Apreciou ainda, a informação sobre o engajamento da Província na distribuição de Redes Mosquiteiras, com a disponibilidade de 1.420.000 redes que serão distribuídas a partir de outubro próximo, com a duração de 14 dias. Para o sucesso desta actividade, contar-se-á com o envolvimento de todos os sectores e forças vivas da

Fátima Tomocene escala Comité de Zona de Manga-Loforte

Image
A Secretária de Administração e Finanças do Partido FRELIMO, ao nível Distrito da Beira, Maria de Fátima Tomocene, escalou, nesta terça-feira 18 de agosto, o Comité de Zona de Manga Loforte, no âmbito da campanha de sensibilização das bases para o pagamento de Quotas. Por ocasião da visita, Fátima Tomocene orientou uma reunião com os secretariados da Zona e dos Comités de Círculo para aferir o nível de organização das cobranças de cotização, em cada jurisdição política. A Secretária de Administração e Finanças do distrito pediu na ocasião, aos Primeiros-Secretários dos Círculos para intensificarem as cobranças de Quotas de membros na base visto que é a fonte do qual o partido sobrevive.

Angelina Nchumali insta Jovens a não se juntarem aos grupos de desestabilização

Image
O apelo foi feito esta terça-feira, na vila sede do Distrito de Gorongosa, pela Primeira-Secretária da FRELIMO em Sofala, Angelina Nchumali. Nchumali falava num encontro que manteve com um grupo de jovens músicos daquele distrito. Sabe-se que Gorongosa é o epicentro dos ataques belicistas, protagonizados pela auto proclamada Junta Militar da Renamo, daí o apelo para os jovens de Gorongosa a não aderirem aos tais actos. No outro desenvolvimento, Nchumali destacou o envolvimento dos músicos de Gorongosa para o alcance da vitória da FRELIMO nas eleições gerais e legislativas de 2019. Com efeito, a primeira Secretária da FRELIMO em Sofala, agradeceu o seu envolvimento na campanha, que deu vitória a FRELIMO e os seus Candidatos. Na mesma ocasião, a timoneira da FRELIMO em Sofala exortou a classe dos Músicos para estar na linha de frente, com a mesma entrega e abnegação rumo à sensibilização da população para o cumprimento das medidas do Estado de Emergência.