Beira: Vítimas do ciclone Idai reivindicam subsídio de apoio



Centenas de munícipes aglomeram-se cerca das sete horas de hoje em frente ao edifício onde funciona o governo provincial, munidos de fotocópias das suas identificações, desrespeitando as regras de distanciamento social.
Em contacto com “O País”, os munícipes, alegaram que ontem, através das redes sociais e troca de mensagens, ficaram informados que deveriam proceder a entrega dos seus bilhetes de identidade no gabinete do governador, a fim de poderem beneficiar de um subsídio de 15.500,00 meticais, dividido em duas tranches,  refente a apoios para as vítimas do ciclone Idai, que afectou aquela urbe em março do ano passado.
Na verdade logo após a passagem do ciclone, o governo provincial inscreveu cerca de 70  mil pessoas, as mais necessitadas, em toda a província de Sofala, afim de poderem beneficiar de apoios monetários.
Na passada segunda-feira, 18 meses depois, os valores foram finalmente disponibilizados e começaram a ser distribuídos aos beneficiários. Houve aglomerações nas escolas onde o processo decorria e o Instituto Nacional de Assistência Social (INAS), responsável pela distribuição dos valores decidiu cancelar o processo para evitar contaminações, facto que causou uma revolta que culminou no aglomerado de hoje.
Desde as seis horas, centenas de pessoas permanecem em frente ao edifício do governo a espera de orientações. Até este momento não houve nenhum pronunciamento das autoridades e a polícia tem estado a sensibilizar os munícipes de modo a manterem a calma.
 Fonte: O Pais

Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala