É preciso estarmos atentos para evitarmos o pior


Estes pronunciamentos foram tornados públicos aquando da reactivação do COE do Distrito do Dondo, encontro dirigido por Maria Bernardete Cipriano Roque, na qualidade de Presidente do COE do Distrito do Dondo, evento que teve lugar no dia 12 de Dezembro, na Sala de Conferência do Conselho Municipal do Dondo.

Durante o processo, a Presidente do COE do Distrito em referência, asseverou aos presentes que com a chegada da época chuvosa que nos últimos anos é caracterizada pela ocorrência de fenómenos naturais extremos (Ventos fortes, chuvas fortes, cheias ou inundações), em torno da situação os membros deste órgão e o Governo do Distrito tem a nobre missão de proteger a população e garantir que não haja  perda de vidas humanas e danos materiais em infra-estruturas públicas e privadas.

Por isso aflorou sobre a necessidade deste órgão reactivar atempadamente o COE, como método estratégico proactivo, baseado em experiências passadas e inovações no presente para antecipar o futuro. Na perspectiva de que caso haja qualquer ocorrência de fenómenos aliado a esta época, não nos encontrem em factor supresso, ou seja, a nossa missão é manter a prontidão face à ocorrência de qualquer fenómeno característico durante a época chuvosa em curso.

Igualmente, a Presidente do COE do Distrito do Dondo, recordou aos caríssimos membros do órgão que a época chuvosa e ciclónica 2023-2024, segundo INAM, será influenciada pelo fenômeno El Niño, o que implicará um redobrar de esforços para fazer face ao fenómeno.

Para tal, ao nível dos Postos Administrativos e de Localidades, os membros devem estar envolvido em trabalhos de alertar as populações, mapeamento de locais seguros para acolhimento e rotas de evacuação e sempre apelar à calma e instruí-las para seguir as recomendações das autoridades competentes por uma eventual situação de ocorrência de qualquer fenómeno natural característico a está época.

Para terminar apelou para instruir a população para abandonar, áreas susceptíveis a inundações e erosão, devendo se fixar em zonas altas e áreas seguras.

Importa destacar que durante a interacção os participantes partilharam conhecimentos e experiências sobre a metodologia e estratégias para o reforço da prontidão.


Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala