Gonçalves Guambe esclarece os Desafios do Sector da Cultura e Turismo no âmbito da Descentralização e Desconcentração



Este esclarecimento foi feito nesta terça e quarta-feira (29 e 30 de Março corrente) por Gonçalves Guambe,  Inspector Geral do Ministério da Cultura e Turismo, na Casa Provincial da Cultura, aquando da visita de trabalho na província de Sofala, acompanhado pela Senhora Rute Gudo, Chefe do Departamento do Turismo e Salimo Sualehe Inspector, em cumprimento do Plano de Actividades de Inspecção e conjugado com as recomendações das visitas presidenciais.

Na ocasião, Guambe disse que, a capacitação visa incutir os funcionários e agentes do Estado afectos na Direcção  Provincial de Cultura e Turismo, Serviços Provinciais de Assuntos Sociais, Serviços Provinciais das Actividades Económicas, Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas,  ARPAC e INAE , sobre a importância de articulação permanente para a consecução dos objectivos do sector da Cultura e Turismo, assim como para o cumprimento do Plano quinquenal 2020-2024.

Na sua explanação, o Inspector Geral apresentou as políticas públicas do Sector da Cultura e Turismo, a destacar: Plano Estratégico da Cultura 2012-2022; Plano Estratégico do Turismo 2016-2025; Política das Indústrias Culturais e Criativas e a Estratégia da sua implementação; Papel da Inspecção na Actuação da Administração Pública; Mecanismos de como proceder a articulação entre Órgãos executivos de Representação do Estado na Província de Sofala (Secretário de Estado na Província e Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Província) e de Governação Descentralizada Provincial (Governador de Província e Conselho Executivo Provincial l) e entre outros temas de interesse do sector.


Por outro lado, os funcionários presentes foram unânimes em afirmarem que a capacitação serviu de mais valia, visto que, trouxe maior conhecimento de articulação entre os órgãos de governação provincial e dissipou dúvidas quanto aos limites de actuação dos mesmos. 

Contudo, importa salientar que, a capacitação contou com a presença de cerca de 40 funcionários representados pelas instituições acima referenciadas, sobretudo, dos sectores de Planificação, Recursos Humanos, Inspecção, Controle Interno e Administração e Finanças. 


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