Armindo Tiago orienta cerimónias de lançamento da campanha de vacinação da pólio em Sofala



Armindo Tiago, Ministro da Saúde, orientou esta quarta-feira (23), no distrito do Dondo, o lançamento da campanha de bloqueio contra a Pólio, a decorrer de 24 a 27 de Março de 2022, em sete (7) províncias, nomeadamente, Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Zambézia, Tete, Manica e Sofala, que vai abranger todas as crianças menores de cinco anos.

A cerimónia, foi testemunhada pelo Governador de Província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha, representantes das Nações Unidas, Organização Mundial da Saúde, Fundo das Nações Unidas Para Infância, parceiros da Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite, Governo do Distrito e Autárquico do Dondo.

Intervindo na ocasião, Lourenço Bulha enalteceu os esforços do sector de saúde, assim como parceiros de cooperação, que mobilizam os seus apoios ao sector, para promover serviço neonatal a bem das comunidades, apelou aos pais e encarregados a levar os seus filhos menores de 5 anos ao processo de vacinação contra poliomielite.

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago fez saber na cerimónia que na primeira ronda de vacinação contra pólio, pretende-se vacinar cerca de 4,2 milhões de crianças menores de cinco anos nas primeiras duas rondas e 5 milhões de crianças menores de cinco anos nas duas últimas rondas a decorrer em todo o país.

Tiago, disse ainda que foram mobilizados cerca de 4 milhões de dólares americanos, para a primeira ronda decorra sem sobressaltos e atinja os objectivos pretendidos, envolvidos mais de 46 mil actores, que incluem vacinadores, mobilizadores, registadores, supervisores, coordenadores, digitadores de dados, logísticos, monitores independentes, motoristas entre outros.

De referir que, a implementação da campanha, prevê vacinar porta-a-porta como estratégia primária de vacinação e alguns postos fixos em locais de concentração populacional pré-estabelecidos como é o caso de igrejas, mercados, creches, campos de deslocados.


Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala