Nhanzozo apela a população a abandonar as zonas propensas a cheias

De acordo com a previsão sazonal para o período de Outubro a Dezembro, há probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal em toda a região sul e maior parte da zona centro do país.
E porque Machanga é um dos distritos da província de Sofala propensas a inundações, o Primeiro Secretário da FRELIMO em Sofala, Luís Nhanzozo, instou aos representantes das associações que operam naquele distrito, líderes tradicionais e religiosos, a tomarem a dianteira no processo de sensibilização às comunidades situadas em zonas de riscos, a abandonarem os locais, para zonas seguras.
Luís Nhanzozo lançou o apelo nesta quarta-feira na vila sede do distrito de Machanga, durante um encontro que manteve com aqueles extratos da sociedade e com as organizações sociais do partido que dirige.
No outro desenvolvimento, a fonte encorajou as famílias praticantes da agricultura a continuarem firme no processo de produção e produtividades agrícolas. 
Relativamente ao assunto, a população levantou o crónico problema da devastação das suas culturas protagonizado pelo gado bovino, facto que tem vindo a lesar substancialmente as famílias camponesas. 
Para responder às ações do Governo com vista a resolver o problema, o Primeiro Secretário da FRELIMO em Sofala chamou o Director dos Serviços Distritais das Actividades Económicas de Machanga, Ângelo John. 
John sublinhou que a devastação das culturas pelo gado, constitui um verdadeiro calcanhar de Aquiles para o distrito, isto porque, o mesmo possui um universo de mais de 16 mil cabeças de gado, distribuídas em mais de mil e quinhentas famílias.
Ainda de acordo com a fonte o número global dos animais, coloca o distrito na  terceira posição ao nível da província de Sofala em termos de criação e o primeiro no sector familiar.
O titular do SDAE em Machanga, explicou que o maior número das famílias que criam os animais, não têm a capacidade financeira de tirá-los da zona de produção agrícolas, para as zonas de pastagem, facto que tem provocado a devastação.
Entretanto o interlocutor, falou das ações que visam mitigar o cenário, que parte da sensibilização das famílias para a retirada dos animais para as zonas de pastagem até a criação de currais cadeia para a detenção dos animais que continuarem com as devastações.
Ângelo John, assegurou que apesar de algumas famílias estarem a resistir a retirada, a campanha de sensibilização, tem vindo a surtir efeitos satisfatórios.

 

Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala