FRELIMO em Sofala: aposta do Governo é o sucesso do DDR

O primeiro-secretário da FRELIMO em Sofala, Luís Nhanzozo, reiterou que o Governo está a realizar todos os esforços na implementação do processo de Desmobilização, Desarmamento e Reintegração (DDR) dos homens armados da Renamo, na perspectiva de este terminar com o sucesso desejado. FRELIMO EM SOFALA Aposta do Governo é o sucesso do DDR Apontou como exemplo a recente formação dos 36 antigos guerrilheiros da Renamo como membros da Polícia da República de Moçambique (PRM), na Escola de Sargentos da Polícia Tenente-General Oswaldo Assahel Tazama, na localidade de Metuchira, como demonstração do comprometimento com a causa da paz definitiva.

Falando na cidade do Dondo, na sua primeira visita depois da eleição ao cargo de primeiro-secretário em Outubro passado, Nhanzozo sensibilizou a todos os membros, simpatizantes e população em geral a observarem o espírito de paz e reconciliação nacional. “O Presidente da República, Filipe Nyusi, está a fazer a sua parte e cabe também a todos nós acompanharmos este esforço para que Moçambique tenha uma paz efectiva”, apelou, acrescentando que, como resultado deste cometimento do PR, já é possível circular livremente em toda a província de Sofala, representando assim um ganho incomensurável na vida da população. “Andamos para todo lado sem problemas.

Apascenta os nossos animais sem sermos perseguidos, trabalhamos a terra, pescamos, dançamos e falamos sem medo, como fruto do diálogo entre Governo e Renamo que trouxe a paz”, congratulou-se. Nhanzozo vincou nos vários encontros que manteve com as comunidades nesta sua digressão pela província de Sofala a necessidade de se manter este princípio de paz para o desenvolvimento do país e mantendo-se sempre vigilantes contra os terroristas.

Lembre-se que recentemente a secretária de Estado em Sofala, Stella Zeca, manifestou a convicção de que em 2022 a província de Sofala terá um cenário diferente das recorrentes reclamações no atraso do pagamento de subsídios das forças residuais da Renamo integradas no processo de DDR. Stella Zeca falava num almoço de trabalho com aqueles elementos, na vila da Gorongosa, no contexto da instalação, na Beira, do Gabinete do Fundo da Paz tutelado pelo Ministério dos Combatentes, que contempla veteranos da luta de libertação nacional e combatentes pela soberania e democracia.

“Temos ido aos distritos e constatamos atraso no pagamento dos subsídios no processo de DDR. Também há casos de reclamações na atribuição de terrenos, dependendo de cada distrito”, disse Stella Zeca, acrescentando que decorre a distribuição de sementes para os combatentes.

Antes do Dondo o primeiro-secretário da Frelimo, Luís Nhanzozo, ofereceu “kits” de produtos alimentares a 200 famílias desfavorecidas na cidade da Beira e explicou que esta acção de solidariedade mostra a atenção que o partido presta às pessoas que necessitam de ajuda para passarem as festas de forma condigna. Realçou ainda que o projecto Natal Solidário, levado a cabo pelo partido, tem como objectivo promover e amparar iniciativas sociais integradas no sentido de apoiar os grupos vulneráveis, entre crianças e adultos.

 “Estamos a entregar aos nossos irmãos uma cesta básica composta por arroz, feijão, óleo, entre outros produtos que esperamos que façam diferença, sobretudo para garantir a passagem da quadra festiva”, sublinhou e apelou às pessoas de boa vontade para continuarem a apoiar aos que dia após dia lutam para ter uma refeição.

 

Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala