FRELIMO pede maior envolvimento dos líderes religiosos e tradicionais no combate aos casamentos prematuros

 

De acordo com um relatório da UNICEF, Moçambique tem uma das taxas mais elevadas de casamento prematuro do mundo, afectando quase uma em cada duas raparigas, e tem a segunda maior taxa na sub-região da África Oriental e Austral. Cerca de 48% das mulheres no país com idades entre os 20 e os 24 anos já foram casadas ou estiveram numa união antes dos 18 anos e 14% antes dos 15 anos. 

E para reverter o cenário que de certa forma quebra o direito à educação de muitas raparigas, com maior incidência nas zonas rurais, por crenças obscuras e factores culturais, o Primeiro Secretário da FRELIMO em Sofala, Luís Nhanzozo, pede uma intervenção permanente dos líderes religiosos e tradicionais, na sensibilização as comunidades com vista a erradicar o cenário.

Nhanzozo, fez o pedido está quarta-feira feira na vila sede do distrito de Maringue, durante um encontro com líderes religiosos e tradicionais, agentes econômicos e influentes do distrito. 

“Abordar a violência contra as crianças e transformar as normas e práticas sociais que são potencialmente prejudiciais para as crianças requer o envolvimento e a colaboração de vários actores, com destaque para lideranças comunitárias”. Disse Luís Nhanzozo 

No outro desenvolvimento, o dirigente apelou os agentes econômicos a continuarem a trabalhar rumo ao desenvolvimento econômico e social.

Naquela matéria, a nossa reportagem conversou com Tomás Canxixe, um renomados agentes econômicos do distrito, que partilhou a sua vontade de expandir os seus serviços visando o bem estar da população.

Canxixe, para além de possuir a maior estância hoteleira e de restauração, possui igual a maior sala de conferências do distrito, recentemente inaugurado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

A fonte acrescentou que actualmente, investiu na construção de 4 lojas modelos no distrito. Tudo isto, para melhor servir à população do distrito e os visitantes.

 

 

 

Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala