"É preciso sensibilizar a população em zonas propensas a inundações"

 

Disse Lourenço Bulha, Governador da Província de Sofala, aquando da sua participação na sessão especial do comité das Bacias do Búzi e Púngué, que teve lugar esta quinta-feira (21) na cidade da Beira.

A sessão tinha como objectivo consolidar a partilha de informação sobre a monitoria hidrológica nas bacias hidrográficas, bem como, assegurar a colaboração e coordenação de todos envolvidos por forma reduzir os efeitos nefastos das cheias e inundações.

Para Bulha a redução da vulnerabilidade às cheias e inundações, é uma prioridade do Governo, e apela aos Governos Distritais, para junto aos Comités de Gestão de Risco, ao longo desta época, assumam um papel preponderante na sensibilização das comunidades, para a sua retirada das zonas propensas às inundações.

O dirigente instou à ARA-Centro, para continuar a desempenhar o seu papel de garantir informação hidrológica e alerta em tempo útil, para tomada de medidas preventivas, por conseguinte, evitar a perda de vidas humanas e bens das comunidades.

Bulha reiterou a necessidade das instituições especializadas, os Governos Distritais, instituições públicas e privadas, a sociedade civil e as comunidades que vivem nas zonas de risco, a manter vigilância permanente durante a passagem da presente época chuvosa e ciclónica.

O evento contou com a participação de Custódio Vicente, Director Geral da Ara-Centro, membros do conselho executivo provincial e dos serviços de representação do estado, administradores distritais e representantes de projectos de gestão das bacias do búzi e Púngue.

 


Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala