Lourenço Bulha reúne com homólogos em Manica

 

Os Governadores Provinciais da Região Centro do País reunidos na cidade de Chimoio, nesta segunda-feira (20), na primeira reunião Regional para o Desenvolvimento das comunidades, sob lema promover sinergia para desenvolver as comunidades rurais.

Durante a reunião, as províncias apresentaram as potencialidades e Oportunidades de investimentos, desafios e perspectivas de melhoria e aproximação dos serviços sociais às comunidades.

Discursando na abertura da reunião, Lourenço Ferreira Bulha, Governador de Província de Sofala fez saber que o fórum, abre uma janela de oportunidades de divulgar as Potencialidades e Oportunidades de investimento existentes nas Províncias e ao longo do corredor da Beira e do Vale do Zambeze, o que vai permitir, firmar parcerias com diversas organizações nacionais e estrangeiras, através da divulgação de carteiras de projectos para o bem das comunidades.

Para Bulha é preciso um crescimento económico sustentável e inclusivo, através de criação de mais postos de trabalho e o aumento da produtividade e da renda das famílias rurais e urbanas, tornando necessário a promoção de um ambiente de negócios favorável para o investimento nacional e estrangeiro, o estímulo ao empresariado nacional e o reforço da formação técnico-profissional, com vista a garantir a criação de empregos.

Pio Augusto Matos, Governador da província da Zambézia pretende a partir do fórum, promover e conjugar forças para estabelecimento de uma plataforma para o desenvolvimento, coordenada de comunidades das províncias da zona centro.

O Governador da Província de Tete, Domingos Viola, considera a realização da reunião como mecanismo importante, que deverá permitir o aprimoramento do novo modelo de Governação, para encontrar melhor respostas para as necessidades da população.

A Governadora anfitriã, Francisca Tomás, afirmou que o desenvolvimento sustentável das comunidades é possível através de uma interação, e pretende criar sinergia para a promoção de um crescimento partilhado e equitativo através da exposição das potencialidades, para atrair investimento para os sectores agro-processamento, piscicultura, turismo, mineração, entre outros.

No fim reforçou o convite aos investidores nacionais, estrangeiros e parceiros de cooperação na Governação descentralizada a aderir aos propósitos da primeira reunião regional centro para o desenvolvimento das comunidades.

De referir que participaram na reunião, empresários da região centro, parceiros de cooperação, administradores distritais entre outras individualidades, que durante um dia partilharam ideias para financiamento dos projetos de sustentabilidade das comunidades.

Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala