Lourenço Bulha Saúda todas Crianças Africanas por ocasião de 16 de Junho

 


Celebrou-se esta quarta-feira, 16 de Junho, o Dia da Criança Africana, esta data recorda-nos mais uma vez, o 16 de Junho de 1992, reconhecido pela Organização da Unidade Africana (OUA), como dia da Criança Africana, devido a tristes acontecimentos registados.

Faz-nos lembrar ainda, a crueldades do sistema de Apartheid na África do Sul, que dizimou centenas de crianças de idades compreendidas entre 8 a 18 anos, quando exigiam a igualdade de direitos advogando o princípio de não descriminação racial.

Para este ano, em Moçambique, a data celebra-se sob lema: “30 Anos após adaptação da carta;

acelerando a implementação da agenda 2040 para uma África adequada a crianças”.

As estatísticas mostram que os assuntos ligados à criança têm sido temas de discussão frequente no nosso País, regionalmente e internacionalmente. E os objectivos destas discussões é trazer ao conhecimento de todos nós, resoluções que quando colocadas em prática poderão garantir uma maior protecção, desenvolvimento integral e harmonioso da criança.

Por isso, é desejo do Conselho Executivo Provincial, que hajam novas abordagens, onde o casamento prematuro, abuso sexual, a negligência ou a violência, não sejam linguagens comuns para as crianças.

Para alcançarmos este desejo, é nossa obrigação enquanto dirigentes, pais e encarregados de Educação, saber escutar os nossos filhos, tendo em mente que eles não são adultos em miniatura, mas sim crianças. Que eles são vidas com direitos humanos e direitos da Criança.

Pela passagem desta data, o Conselho Executivo Provincial, saúda à todas crianças e as da Província em particular, desejando-lhes felicidades neste dia, com esperança de que o mesmo constitua um pretexto para um convívio festivo e representa para os mais adultos, uma circunstância de profunda reflexão sobre estas flores que nunca murcham.


Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala