Hospital Central da Beira retoma ao atendimento normal


O HOSPITAL Central da Beira (HCB) retomou ontem as consultas externas interrompidas desde

25 de Janeiro, devido ao ciclone Eloise, que na madrugada de 23 do mesmo mês devastou a cidade

capital provincial de Sofala.

Segundo o director-geral do HCB, as chuvas e os ventos fortes do ciclone fizeram desabar o tecto do local onde são prestados os serviços de consulta externas, revelou o director-geral desta unidade sanitária.

Por outro lado, segundo explicou Nelson Mucopo, os serviços foram cancelados para permitir a realização de limpezas e reorganizar sectores afetados pelo Eloise.

“Não havia condições para trabalhar, uma vez que havia muito risco de acidentes no recinto hospitalar e, por isso, decidimos cancelar as consultas externas que seriam realizadas na segunda, terça e quarta-feira”, disse Mucopo.

Assim, foi realizada uma jornada de limpeza com o apoio do Conselho Municipal, elementos das Forças de Defesa e Segurança, entre outros parceiros.

Mucopo fez questão de destacar que todas as consultas canceladas foram remarcadas, pois o funcionamento do hospital voltou à normalidade.

Relativamente a outras infra-estruturas do HCB, o director-geral revelou que o ciclone tropical Eloise afectou o edifício principal, o banco de sangue, oftalmologia, pediatria e as consultas externas.

Recordou que algumas destes blocos tinham sido requalificados depois de terem sido seriamente atingidos pelo ciclone IDAI, que em Março de 2019 se abateu sobre a cidade da Beira.

Citou o exemplo do edifício principal, cuja cobertura foi impermeabilizada, mas que ficou novamente alargado, afectando todo o quarto andar onde funciona a cirurgia 2.

Apontou, igualmente, o banco de socorros, considerado o “espelho” do hospital por ser o primeiro local onde os utentes são atendidos, que ficou severamente alagado.


Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala