Nova embarcação fiscaliza costa marítima

 

Uma nova embarcação baptizada com o nome de Rio Samba Dzou foi inaugurada e entregue sexta-feira, 15 de Janeiro, na Cidade da Beira, à Administração Marítima para o reforço da sua capacidade de fiscalização bem como para o aumento da prontidão nas buscas e salvamento de vidas humanas em caso de sinistro.

Dirigiu o acto,a vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, que deu a conhecer que a Rio Samba Dzou substitui a embarcação INAMAR, destruída pela tempestade tropical IDAI em Março de 2019.

Avaliada em cerca de 15 milhões de meticais, a nova embarcação está dotada de tecnologia de ponta, aparelhos de ajuda, dois motores potentes de 150 cavalos para uma navegação de oito horas e outros dispositivos de segurança.

A vice-ministra fez saber igualmente que a alocação desta embarcação consolida o entendimento do Governo sobre a necessidade de dotar as administrações marítimas de equipamentos de modo a assegurar uma presença permanente e uma resposta rápida e eficaz aos crescentes desafios da segurança marítima, incluindo as operações de busca e salvamento.

Rebelo revelou que estão igualmente incluídos pacotes de formação para os quadros daquele sector para assegurar um melhor exercício das suas funções.

Manuela Rebelo recomendou ao Instituto Nacional da Marinha (INAMAR) e às administrações marítimas a dedicarem especial atenção à monitoria da actividade de transporte de passageiros nas principais travessias tomando medidas para a observância da lotação, vistoria e habilitação dos tripulantes entre outros elementos de promoção da segurança de pessoas e bens.

Na mesma ocasião, o representante do governo de Sofala, Hélder Guidione, assumiu que a nova embarcação vai impulsionar as atividades de fiscalização ao longo da costa marítima de Sofala.

Hélder Guidione apelou às autoridades marítimas de Sofala a cuidarem do novo meio de modo que dure muito tempo.

A costa marítima da província de Sofala vai do rio Save ao limite com o distrito de Chinde, na Zambézia, numa extensão de aproximadamente 400 quilómetros.


Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala