Prémio Jovem Criativo entregue a 15 empreendedores

 

O Presidente da República, Filipe Nyusi, dirigiu esta quarta-feira 09 de Dezembro, na vila de Dondo, província de Sofala, a cerimónia de entrega de Prémios a jovens criativos, nas áreas de empreendedorismo, inovação artística e inovação tecnológica. A iniciativa é da Secretaria da Juventude e Emprego (SEJE).

O júri do prémio foi liderado pelo escritor Mia Couto que disse que das iniciativas recebidas, o jurado propôs à SEJE que os prémios fossem entregues a 5 concorrentes em cada uma das três categorias e não apenas a três, como previa o regulamento do concurso.

Mia Couto realçou a presença de propostas e vencedores de todo o país, o que significa para ele que cada um dos participantes representa Moçambique na sua unicidade e não somente a sua província ou distrito.

O Presidente da República, por seu lado, congratulou-se pela dificuldade que o júri teve para apurar os vencedores, o que significa que os jovens moçambicanos estão a criar cada vez mais.

Falou dos encontros que teve com jovens nas visitas que efectuou nas cidades de Maputo e Cuamba, onde interagiu com jovens que empreendem sem esperar por apoios do Governo ou quaisquer outras instituições, procurando soluções criativas para resolver os seus problemas e alimentar as suas famílias.

Filipe Nyusi chamou atenção, no entanto, para que os fundos destinados ao apoio das iniciativas dos jovens sejam alocados de forma antecipada, para que não cheguem, por exemplo, após o fim da época da sementeira.

Ao SEJE, o Presidente desafiou para a continuidade da iniciativa “Emprega”, com vista a gerar mais empregos e autoemprego e aos jovens, o apelo foi para o não desperdício de programas como o “Sustenta”, que visam dinamizar a agricultura no país.

O Chefe de Estado aproveitou a ocasião para saudar o escritor Mia Couto por ter recentemente vencido um prémio internacional, o que segundo Nyusi mostra que a literatura moçambicana tem destaque internacional e Moçambique tem capacidade para gerar conhecimento apreciado ao nível do mundo.


Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala