ESPOSA DO GOVERNADOR DE SOFALA CONVIDA AS MULHERES A ADERIR CONSULTA PRÉ-NATAL.

 

Emília Sacramento Bulha, Esposa do Governador de Província de Sofala proferiu estas palavras na manhã desta terça feira, durante a celebração do dia 17 de novembro, o Dia Mundial de Prematuro, onde a nível da província de Sofala a cerimónia teve lugar na cidade da Beira, no Centro de Saúde de Macurungo.

A reflexão da data, teve início com a entrega de enxoval a dois recém-nascidos no Centro de Saúde de Macurungo, e contou com a presença do Alberto Zeca, Esposo da Secretária do Estado, Esposa do Administrador da Beira, representantes do Governo Provincial e Distrital, parceiros da saúde e outras individualidades.

Intervindo na cerimónia, Graciana Pita, representante do Director Provincial de Saúde, fez saber que o sector de saúde na Província de Sofala registou nos últimos nove meses 67.837 nados vivos, e destes 1162 eram recém-nascidos com prematuridade.

Falando na ocasião, Emília Bulha mostrou-se preocupada com casos de bebés nascidos prematuros, e convidou as mulheres a seguirem com recomendações hospitalares, desde o planeamento familiar e consultas pré-natais nos centros de saúde para o diagnóstico precoce e tratamento de possíveis doenças que surjam, para evitar partos prematuros.

Para o presente ano, a comemoração do dia mundial da prematuridade assinala-se sob lema “ Juntos pelos Prematuros, cuidando do Futuro”.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente nascem cerca de 15 milhões de bebés antes de completarem a 37º semana de gestação (prematuros), dos quais um milhão morre a cada ano por causa das complicações da prematuridade.

Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala