Petersburgo pretende levar a formação profissional para Gorongosa


 

“Queremos desde já lançar o repto a BioFund para se juntar a nós nesta empreitada de formar para o saber fazer, junto podemos fazer acontecer este sonho de levar a formação profissional para Gorongosa”, esta afirmação foi avançada pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, à margem da assinatura do Memorando de Entendimento que teve lugar esta tarde, em Maputo, entre o Instituto Nacional de Emprego (INEP, I.P) e a BioFund.

Petersburgo disse na ocasião que o Memorando de Entendimento ora assinado com a Biofund irá permitir aos jovens enriquecer o seu conhecimento sobre as potencialidades do País e em particular a sua capacitação em matéria de conservação que assume um perfil transversal de capital importância, investindo na liderança e inovação que constituem factores de motivação para abraçar a carreira de conservação.

O Secretário de Estado não deixou de lado a experiência positiva que através de atribuição de Kits de Auto-emprego aos Jovens, vários empreendedores mudaram de vida significativamente.

“E é sobre esta experiência de Angónia em Tete, que quero-me ater para dizer que uma Incubadora Agrícola, com a alocação e 20 kits para igual número de jovens, deu início no mês de Maio com aulas teóricas e em Junho iniciaram a sementeira de milho, feijão e quiabo numa área total de 5 hectares e prevê se a colheita no mês corrente.

Segundo o governante, o fruto do sucesso deste Programa de Incubação de Jovens para o Trabalho, no mês de Julho é que foram atribuídos mais 17 kits individuais de agricultura, totalizando 37 kits para igual número de jovens. Os jovens incubados fazem a produção na machamba comum e tem dias estabelecidos para aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos no próprio espaço dentro da incubadora.

Por seu turno, o Director Executivo da Biofund, Luís Honwana, referiu que sem conservação seguramente não haverá desenvolvimento.

Honwana acrescentou ainda que no âmbito do acordo assinado hoje, a Biofund sente-se honrada pois acrescenta uma pedra a mais da participação no esforço de realização dos objectivos estabelecidos no Programa Quinquenal do Governo.“No âmbito do programa que foi explicado aqui que inscreve-se no MozBIO-2, nós fomos solicitados a ajudar a preparar os quadros técnicos que vão trabalhar no sector da conservação quer na área estatal como na área privada e sempre com preocupação de garantir que estes quadros, para além do preparo técnico que já trazem certamente das Universidades e Institutos de onde saem como graduados, hão-de absorver aquilo que é a experiência internacional neste grande debate que talvez tenha o nível de prioridade elevado porque, como sabemos, a questão da preservação do nosso planeta parece que é o grande desafio que debatem-se as Nações nos dias que correm”, destacou.

Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala