Esposa do Governador de Sofala orienta cerimónia de campanha de rastreio do cancro da Mama

Sob lema “Um toque que pode mudar a sua vida”, teve lugar na última sexta, 23 de Outubro, a cerimónia de campanha de rastreio do Cancro da Mama, orientada pela Esposa do Governador da Província de Sofala, Emília Sacramento Bulha, na localidade de Mutua, Posto administrativo de Mafambisse, Distrito de Dondo.

O evento foi antecedido pela entrega do Centro de Saúde de Mutua, reabilitado e ampliado no âmbito da reconstrução pos-IDAI e, contou com suporte financeiro da Organização Médicos com África (CUAMM), uma das promotoras da campanha.

Na sua intervenção, Emília Bulha fez saber que o cancro da mama atinge maioritariamente mulheres em idade produtiva, entre 30-45 anos e muitas das vezes elas são diagnosticadas em situação muito avançada da doença.

Bulha vaticinou, na ocasião, que não basta apenas a existência de mais infra-estruturas, todavia, é fundamental que haja nova mentalidade perante a doença.

Quero apelar as mulheres a olharem para o seu corpo, estarem atentas a qualquer tipo de alteração da mama e seguirem os programas de rastreio recomendados pelas autoridades sanitárias, porque o diagnóstico da doença na fase inicial, tem probabilidade de o tratamento ser eficaz, Disse.

Refira-se que esta cerimónia contou com a presença do Esposo da Secretaria de Estado na Província de Sofala, Alberto Zeca, esposa do administrador do Distrito de Dondo, parceiro de cooperação e outros convidados.


Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala