Sindicatos cancelam comemorações do 1º de Maio devido a COVID-19


O Comité Executivo do Conselho Central dos Sindicatos da OTM-Central Sindical e CONSILMO decidiu cancelar todo o processo preparatório das comemorações do 1º de Maio do corrente ano devido ao novo coronavírus (Covid-19).
A decisão surge no "estrito cumprimento dos comunicados do Chefe de Estado moçambicano", explica o Comité Executivo em comunicado de imprensa, referindo-se as medidas anunciadas sexta-feira e que visam travar a propagação do Covid-19 em todo o território nacional.
Aliás, diz Comité Executivo, o 1º de Maio do corrente ano vai chegar com todos os trabalhadores envolvidos na luta sem tréguas contra a pandemia da Covid-19, através de todas as formas possíveis de prevenção.
Por isso, o Comité Executivo também decidiu exortar todos os trabalhadores para que cumpram rigorosamente com as medidas de prevenção anunciadas pelas autoridades competentes.
Exorta as empresas para que cumpram com as medidas de prevenção colectiva tais como a higienização dos balneários colectivos, uso dos mesmos em número não superior ao recomendado, a suspensão do uso dos bafómetros colectivos e outros instrumentos de controlo colectivo que passem pela boca.
Recomenda ainda as empresas para apoiarem, na medida do possível, os seus trabalhadores e colaboradores em meios de prevenção, nomeadamente em gel de mãos, mascaras e outros.
Reitera que nenhum trabalhador poderá ser expulso ou ver os seus direitos comprometidos por estar infectado ou impossibilitado de ir ao serviço por causa da pandemia.
O Comité Executivo conclui afirmando que o processo negocial para o reajustamento dos salários mínimos para este ano já começou e o mesmo não será interrompido até ao anúncio dos respectivos resultados no próximo mês de Abril.
Moçambique anunciou domingo o seu primeiro caso de coronavírus. O paciente, é um cidadão moçambicano com idade superior a 75 anos que regressou recentemente do Reino Unido. O mesmo apresenta sintomas ligeiros da doença e encontra-se actualmente em isolamento em sua casa.
Fonte: AIM



Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala