Presidente cubano visita Moçambique em Março



O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, vai visitar Moçambique em Março deste ano, num momento em que os dois países ambicionam reforçar a cooperação económica, anunciou esta terça-feira fonte oficial.
"Será uma visita histórica e uma oportunidade para reforçar as nossas relações", disse Pavel Diaz Hernández, embaixador de Cuba em Moçambique.
O diplomata falava à imprensa momentos após uma reunião com o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, Agostinho Vuma.
As datas específicas da visita de Miguel Díaz-Canel a Moçambique ainda não são conhecidas, mas o embaixador cubano garante que será em Março, estando ainda previsto também um fórum empresarial na capital moçambicana no mesmo período.
"O fórum vai servir para dar a conhecer os negócios que temos e as possibilidades de importação, reforçando a relação que existe entre estes dois povos", declarou Miguel Díaz-Canel.
Entre as principais áreas de cooperação, o diplomata cubano destaca a produção de tabaco, o turismo e saúde como potenciais sectores de cooperação, tendo em conta que Cuba é um forte produtor de charutos e Moçambique produz tabaco.
Além da então União Soviética e da China, Cuba foi um dos países que apoio a luta contra o regime colonial português em Moçambique (entre 1964- 1975), fornecendo armamento à Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo).
Esta será a segunda vez que um chefe de Estado cubano visita Moçambique, após uma breve passagem pela Beira do antigo presidente Fidel Castro em 1977.
As trocas comerciais entre Moçambique e Cuba estão orçadas em cerca um milhão de dólares anuais. (RM).


Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala