Governo prepara a Inscrição da DANÇA MAPIKO para o património mundial



O Ministério da Cultura e Turismo divulgou em Maputo, os resultados do trabalho desenvolvido com vista a inscrição da Dança Mapiko na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, à semelhança do Nyau-Gule Wankhulu e da Timbila, proclamadas Obras-Primas do Património Cultural Oral e Imaterial, em 2006.
Trata-se de lançamento de dois produtos nomeadamente: um livro e um disco, ambos que debruçam sobre a dança Mapiko, praticada maioritariamente pelo grupo etnolinguistico dos Makonde.
A cerimónia foi dirigida pela titular da pasta do Ministério da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, e na ocasião disse aos presentes que esta divulgação é uma contribuição para dar maior visibilidade a esta expressão cultural “Mapiko”, como um mecanismo que vai permitir o enriquecimento dos curricula das escola ecentros de formação do jovem moçambicano.
Eldevina Materula, Ministra da Cultura e Turismo falando no acto de lançamento de dois produtos nomeadamente: um livro e um disco, com vista a inscrição da Dança Mapiko na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Entretanto, a representante da Embaixada dos Estados de América em Moçambique, Abigail Dressel, disse que este projecto é importante para a maioria dos jovens na medida em que abre uma oportunidade fortalecimento desta riqueza que é o Mapiko.
Neste contexto, pretende-se que, a curto e médio prazos, a Dança Mapiko seja inscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, onde foram produzidos, uma Brochura e um DVD.
Fonte: Radio Mocambique

Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala