Governo eleva as vilas de Moatize e Vilankulo à categoria de cidade


O Governo aprovou, na ultima terça-feira (25) a resolução que eleva a Vila de Moatize, em Tete e a de Vilankulo, na província de Inhambane, à categoria de cidade.
 Pesaram para a decisão, o notável desenvolvimento económico e o crescimento da população economicamente activa nas duas cidades, explicou o Porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze.
"Os critérios atendem a pressupostos como o número de habitantes e essencialmente o grau de desenvolvimento económico. Para o caso de Moatize, conta agora com pouco mais de 64 mil habitantes, e mais de metade dessa população e descrita como sendo população economicamente activa, e lembremo-nos pelo factos de que decorre em Moatize a actividade de indústria extractiva com cada vez maior intensidade. Temos lá algumas actividades turística, sob ponto de vista de existência de unidades hoteleiras, temos outros tipos de unidades comerciais e industriais nomeadamente, estações de serviço, bombas de combustível, comércio também está a desenvolver-se em grande escala, com lojas de diferente natureza de actividades económicas. Para o caso de Inhambane, no que concerne a Vilankulo, também aqui sabemos assinalar o alavancar do turismo, o desenvolvimento da pesca e estas outras componentes que também referimos que coincidem com o que temos em Moatize que e a questão de desenvolvimento económico. Vilankulo conta agora com uma população pouco mais de 55 mil habitantes, portanto, este pressuposto está resolvido e na componente de algum desenvolvimento económico, também aqui assinalamos o nível em que se desenvolve a actividade de turismo e pesca, como respondendo aquilo que são os requisitos para a elevação de categoria de cidade. Portanto, são esses critérios que constam de lei, que foram tidos em conta para esta decisão", frisou.
Ainda nesta sessão, o Executivo revelou que em dois mil e cinquenta a população de Moçambique poderá passar dos actuais VINTE e nove milhões de habitantes para cerca de sessenta milhões. (RM)

Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala