Fundação Amílcar Cabral homenageia Marcelino dos Santos


A Fundação Amílcar Cabral (FAC) que liderada pelo ex-presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, homenageou ontem, quarta-feira (19), Marcelino dos Santos, considerando-o um “combatente incansável” pela dignidade dos povos do Continente Africano.
Em comunicado, a Fundação Amílcar Cabral adianta que a homenagem ao dirigente histórico da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) decorreu na quarta-feira à tarde, na sua sede, na Cidade da Praia.

“Com este acto singelo, pretende a FAC, na pessoa do seu presidente e do colectivo dos seus membros, cumprir um dever de memória para com este filho de Moçambique, combatente incansável pela dignidade dos povos do continente, comprometendo-se a fazer perdurar o seu legado junto dos mais jovens”, justificou a fundação cabo-verdiana, citada pela Lusa.
A mesma fonte sublinhou que Marcelino dos Santos pertenceu à “geração pioneira e visionária dos grandes patriotas africanos”, originários das antigas colónias de Portugal, entre os quais se destacavam as figuras épicas de Amílcar Cabral, Eduardo Mondlane, Agostinho Neto, Viriato Cruz, Lúcio Lara e Mário Pinto de Andrade.
“Juntos e, solidariamente, souberam forjar os caminhos difíceis do combate pertinaz, solidário e duro, que culminariam com a libertação e as independências dos seus países e povos, então oprimidos e humilhados”, lê-se no comunicado.
Na semana passada, em entrevista à agência Lusa, o antigo Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, recordou Marcelino dos Santos como um amigo e último representante de uma “geração que marcou a história” e que destacou num “momento diferente” na luta pela independência.
“Marcelino dos Santos pertence a uma geração de que faziam parte Amílcar Cabral, Agostinho Neto, Eduardo Mondlane, Mário Pinto de Andrade, Viriato Cruz, Lúcio Lara, que foram, não diria os iniciadores, mas representaram um momento diferente na luta dos povos colonizados para a sua independência”, recordou o presidente da FAC.
Marcelino dos Santos morreu no dia 11 de Fevereiro, aos 90 anos, vítima de paragem cardíaca.
Natural de Lumbo, junto à Ilha de Moçambique, na província de Nampula, fez parte, com Samora Machel e Uria Simango, do "triunvirato" que chefiou a Frelimo após a crise aberta com o assassínio de Eduardo Mondlane, em 1969.
Após a independência, exerceu, entre outros cargos, o de presidente da Assembleia da República de Moçambique, entre 1986 e 1994, último lugar institucional que ocupou, apesar de ter continuado na vida política.




Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala