"A Escola é peça fundamental no processo de desenvolvimento numa sociedade" - Presidente da República



O Presidente da República, Filipe Nyusi, destaca a escola como peça fundamental no processo de desenvolvimento e preservação do espírito de paz e harmonia numa sociedade.
Filipe Nyusi falava esta quarta-feira, no distrito da Moamba, província de Maputo, no lançamento de acções de capacitação para os gestores de Escolas Secundárias de todos o país.
O Chefe do Estado afirmou que o estabelecimento de ensino deve desempenhar o seu papel com zelo e servir para moldar os cidadãos para que cultivem a moral e o espírito de patriotismo.
Segundo Filipe Nyusi, a escola deve forjar a consciência do cidadão, em torno dos princípios gerais, como amor à pátria, cultura de paz, unidade nacional, democracia, tolerância, diálogo e solidariedade.
O Presidente da República explicou que Moçambique trabalha a todo o gás, visando melhorar cada vez mais a qualidade de ensino, uma melhoria que, segundo o Presidente Nyusi, parte da gestão da escola e o director deve, para isso, ser diferente.
“Você tem que ser espelho. Se não é, não vai funcionar. O ensino de qualidade depende, em grande medida, da qualidade da liderança e gestão da escola. Nem todo o gestor é líder, mas temos que fazer esforço para cultivarmos os valores de liderança, porque estamos perante pessoas. O director da escola está numa posição privilegiada porque modera relações entre todos os intervenientes da escola. Quando um director comporta-se mal, toda a gente vê e não tem valor.”- disse o Presidente da República.
O Presidente da República exigiu que os directores deixem claro que a escolaridade até nona classe está isenta do pagamento de matrículas, ao abrigo da recente revisão da lei do Sistema Nacional de Educação, e os professores devem trabalhar de forma acesa no combate à corrupção na educação.
Ao nível do país, a actual acção de capacitação vai beneficiar seiscentos sessenta e sete directores. (RM)


Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala