Em Sofala, sopram os ventos do Festival Aruângua - 2019.



Por: Rosa Langa
Estamos na contagem decrescente para a realização de um mega evento cultural que simboliza e significa o epicentro do belo país tropical - Moçambique.
Vamos recuar no tempo relembrando o estatuto de cidade datada de 20 de Agosto de 1907 do qual foi definido a Município. Um provérbio antigo mas sempre actualizado, diz que "todo aquele que beber a água do rio Chiveve, da Beira jamais se apartará". Alguma cumplicidade mantém-nos "presos" no umbigo matriarcal. E é nesta cumplicidade eterna que muitos de nós, "abraçam" a cidade, outrora o nosso tradicional povoado Aruângua dos anos que lá vão mas que os anais da nossa História preservam o seu legado.
No seu passo lento carregando imagens dramáticas dos séculos do além, datas como o de 1887, vincam a presença exploradora dos nossos colonizadores. Hoje, a Cidade da Beira, partitura de Sofala, o coração de Moçambique, esta terra carregada de mistérios, está sendo a atração do momento. Regista um intenso movimento cultural, fora do comum, a semelhança da realização do último Festival Nacional da Cultura.
Nos dias 22/23 de Novembro do ano em curso, todos os caminhos culminarão na capital da Província de Sofala, concretamente no Largo dos Caminhos de Ferro de Moçambique, na Cidade da Beira. Todas as manifestações culturais, estão aqui representadas para florir o nosso Distrito da Beira que aos tenta com muito esforço, reerguer-se. A nata fina do elenco de artistas, define a concretização da presença dos nossos artistas locais em que a música e a dança tradicional, música ligeira, Gastronomia de pratos típicos da Província, aquelas apetecíveis e gostosas comidas tradicionais que seduzem a todos a degusta-los, são a confirmação presencial.
No evento, passearão a sua classe os artistas que têm a missão de apresentar uma exposição/venda de objectos de adorno, incluindo a actuação das Artes Cénicas e muito mais. Pese embora o maldito ciclone Idai tenha devastado quase tudo, nem por isso conseguiu arrancar dos nossos artistas e empresários, o espírito de entrega às boas acções. O exemplo, é esta mega realização.
Moçambique, é comparada a uma "virgem sereia" que precisa ser desvendada para que encontremos no seio dela, às múltiplas maravilhas à mistura com o seu incomparável encanto. Encanto, é sim, o desenrolar de factos que dita o esforço da equipa produtora deste evento em parceria com um grupo de empresários locais e não só que na sua Responsabilidade Social, afirmam categoricamente e de viva voz: " Sim, estamos juntos no apoio às artes".
Este mega evento, faz parte de uma série de actividades inseridas no Plano Quinquenal do Governo e, a concretização deste sonho, passa agora a realidade. A grande missão "espinhosa e de grande envergadura", demonstra a pujança do executivo do Governo da Província de Sofala que incansávelmente, faz o retoque dos últimos acertos para o veredito final. O público, este, por seu turno, mostra interesse em participar, daí a grande responsabilidade visível da equipa produtora do evento que tudo faz no bom sentido para que o festival seja um sucesso. Entrada...Mahala e leve consigo toda a família e em troca, receberá deles muitos beijinhos e abraços pelo sua preciosa acção e carinho.
Não se vai arrepender porque montamos todos os dispositivos necessários para proteger a si e família. Estaremos na entrada para recebe-lo. Seja desde já, bem vindo e obrigada pela preferência. Pode conferir o quadro do elenco de artistas presentes nesta edição. Até já queridos amigos da pérola do indico.

Comments

Popular posts from this blog

Lourenço Bulha entrega 20 casas construídas no âmbito da reconstrução Pós IDAI

Quem é Lourenço Bulha?

Quem é Stella Pinto Zeca, Secretária do Estado na Província de Sofala